Planejamento de editorias
Como o nome já diz, o foco do planejamento de editorias é a análise do mercado e das tendências a fim de desenvolver estratégias de comunicação com ações específicas para atender às necessidades de cada público em cada rede social.
Criação de conteúdo
Essa é a área mais conhecida (e uma das mais queridinhas) dentro do que faz um social media: a criação dos conteúdos. É aqui que todo o planejamento é transformado em copy, artes e legendas que transmitirão a estratégia da marca a fim de cumprir os objetivos esperados.
Interação e monitoramento
Além de transmitir informações ao público, é essencial entender como essa mensagem está sendo recebida pelo público. Também é função do social media manter uma conversa com os seguidores das redes para mostrar que a opinião deles é de extrema importância para a marca.
Gestão de comunidades
O importante aqui é a construção de relacionamentos significativos com leads e clientes a fim de fortalecer a comunidade digital em torno dos objetivos da marca.
É importante entender os públicos de cada espaço e de uma maneira generalizada para propor ações criativas que promovam a interação e os vínculos dessa comunidade.
Relatórios e análises
Nenhuma estratégia é eficaz se não for possível analisar o retorno que está sendo obtido. Assim, o monitoramento, análise e compilação de dados em relatórios é o que comprovará a eficiência da operação ou dará dados suficientes, e embasados, para realizar ações corretivas..